Weby shortcut
Logo_endereco_prin-1
Felicidade e Prevenção em Psiquiatria é o tema da palestra que ocorrerá amanhã (18/01) no anfiteatro da Faculdade de Medicina da UFG, dentro da programação da campanha Janeiro Branco. A partir das 9:00.

CAMPANHA JANEIRO BRANCO DASS/SIASS UFG 2018

Por Eduardo Henrique Morais Lôbo. Criada em 17/01/19 13:49. Atualizada em 21/01/19 15:35.

Felicidade e Prevenção em Psiquiatria é o tema da palestra que ocorrerá amanhã (18/01) no anfiteatro da Faculdade de Medicina da UFG, dentro da programação da campanha Janeiro Branco. A partir das 9:00h. Participe.

 

 

Material de divulgação eletrônica da Campanha.

 

     O Janeiro Branco é uma campanha que visa a contribuir para a construção de uma cultura de educação para a saúde mental. Falar de saúde mental em janeiro é oportuno: no primeiro mês do ano, as pessoas estão predispostas a por em perspectiva apreciativa suas vidas, aspirando a ser mais felizes.

     A OMS (2001) propõe que saúde mental é “um estado de bem-estar no qual o indivíduo utiliza as suas capacidades, lida com o estresse normal da vida, trabalha de modo produtivo e frutífero e contribui para a comunidade”*.

     Os cuidados com a saúde mental passam por medidas gerais biológicas, psicológicas e sociais, como atividade física, alimentação balanceada, regulação do sono, redução do estresse, autoconhecimento, cultivo de uma vida interior com arte, filosofia e espiritualidade, relacionamentos interpessoais saudáveis, passatempos coletivos e engajamento social.

     É importante ressaltar que a saúde mental é influenciada também pelas nossas ideias de felicidade e bem-estar. Você faz o que gosta? Aonde você quer chegar? Em que medida suas respostas a essas perguntas estão protegendo ou pondo em risco sua qualidade de vida, a de outras pessoas e o meio ambiente? Pense nisto!

 

*WHO: Strengthening mental health promotion, Geneva 2001 (Fact sheet nº. 220).

 

Robert Veras, Psicólogo do SIASS/DASS/UFG.

Categorias: Noticias